Aprenda como fazer o diagnóstico do seu negócio em passos simples
Fazendo o check-up do seu negócio de modo fácil
Esteja você pensando que é hora da limpeza de primavera ou de um check-up anual, você que é empresário precisa entender que a sua empresa precisa passar por um check-up a cada ano.
Não importa quão grande ou pequeno seja o seu negócio, você não pode avaliar a eficácia de quaisquer alterações feitas sem analisar os benefícios e os resultados.
Aqui estão 10 perguntas para você começar:
Se as suas vendas não estão como superando as expectativas, talvez seja a hora de investir em comércio exterior, e nesse quesito, o curso Carol Me Ensina é bom tanto para empresários quanto para funcionários que querem dar impulsionamento em suas careiras.
Como suas vendas para o exterior, acumuladas no ano, se comparam aos últimos dois anos? Não fique satisfeito(a) se você conseguiu igualá-los, porque se as vendas permanecerem as mesmas, você terá crescimento zero.
Com a inflação, essa linha de crescimento plana é um sinal de alerta para mais problemas no futuro.
Que porcentagem do seu negócio é de clientes recorrentes? Isso é importante saber porque, se for muito baixo, precisa ser melhorado.

O custo estimado de conseguir um novo cliente versus manter um existente pode ser de até cinco para um em termos de dólares gastos. Manter os clientes é mais econômico do que buscar constantemente novos.
Há quanto tempo você não oferece um novo produto ou serviço? Clientes fiéis gostam de ver você mudando e progredindo com o tempo. Se você está sem uma ideia, pergunte a seus clientes o que eles precisam.
Você considera despesas ou investimentos em marketing e publicidade? A maneira como você vê o dinheiro gasto nessas áreas afeta sua disposição de gastar dinheiro. Você olharia para prescrições como um desperdício de dinheiro?
Marketing é realmente investir em você, na sua visão e na sua empresa.
O velho ditado de que você deve gastar dinheiro para ganhar dinheiro é verdadeiro, mas deve gastá-lo com sabedoria. Gaste-o em anúncios que estão gerando respostas e pedidos e, se não estiverem, talvez seja necessário alterar as publicações.
Outras perguntas importantes
- Você sabe o que é Relações Públicas e como utilizá-la para posicionar positivamente o seu negócio na mídia?
Aposto que pelo menos um de seus concorrentes tem. Quase toda menção a uma empresa ou negócio nos jornais e revistas é resultado direto de esforços de publicidade.
Ser citado ou apresentado em um artigo fala muito para seus clientes e leitores que são seus clientes em potencial. Um bom consultor de relações públicas pode fazer isso por você e mostrar maneiras de prolongar a vida útil desse artigo além de sua publicação.
- Você está listado nas páginas amarelas ou em listagens de sites de empresas? Se você tiver apenas uma listagem de linhas, considere incluir um pequeno anúncio nas páginas amarelas. Se você puder pagar, pagará dividendos ao longo do ano.
Você atende seus clientes regulares melhor do que seus visitantes? Você deve. Um curso como o Carol Me Ensina é bom tanto para você no aprimoramento do seu trabalho na relação com os clientes do seu negócio , quanto para a instrumentalização dos seus colaboradores.
Se seus clientes não se sentem especiais ao procurá-lo em busca de produtos ou serviços, por que eles deveriam permanecer leais a você? Tenha um dia de apreciação do cliente ou uma venda especial apenas para convidados para seus clientes regulares.
Crie uma lista de discussão de seus frequentadores. Envie cartões postais ocasionais ou cartões comemorativos para eventos especiais ou apenas para manter contato. Aprenda a reconhecê-los à primeira vista e cumprimente-os pelo nome quando eles o visitarem.
Há quanto tempo você realmente não fala com um de seus clientes? Assim como você aprecia quando seu médico reserva um tempo para conversar com você, seus clientes irão apreciá-lo se você se interessar por suas necessidades.
Se você tem uma empresa de serviços, almoce ou tome um café periodicamente com alguns clientes regulares – mesmo que eles entrem em contato com você apenas uma ou duas vezes por ano. O toque pessoal em um mundo impessoal será lembrado.
Analisando a concorrência
- Como está o seu negócio em comparação com a concorrência? Toda empresa, não importa o tamanho, tem concorrência – até mesmo empresas domésticas.
- O negócio deles está crescendo ou diminuindo? O preço ou serviço deles é melhor que o seu?
- Em caso afirmativo, o que você pode dizer aos clientes em potencial sobre a diferença de preço? Pense em como você pode melhorar seu serviço para atender ou superar as expectativas de seu cliente.
Os colaboradores devem ser valorizados constantemente
- Seus funcionários e colaboradores estão felizes? Não pergunte diretamente, mas observe-os ao longo do dia. Assista, ouça e aprenda.
Funcionários que gostam de seus empregos não olham para o relógio para pedir demissão, não costumam se atrasar, não têm linguagem corporal ruim, não gastam tempo com telefonemas pessoais e não parecem que nunca sorriram.
Observe como eles interagem com os clientes.
Nem todo mundo é compatível com o contato direto com o público, portanto, certifique-se de não ter um funcionário que esteja afastando os negócios.
Lembro-me de quando estava trabalhando em meu primeiro emprego fora da escola. Era uma empresa de serviços com apenas o proprietário e eu trabalhando.
Houve contato direto com os clientes, e nunca houve problema em sorrir ao falar cara a cara com eles. Recebi a melhor dica de negócios da minha vida daquele empregador, quando ele me disse que, ao falar com clientes ao telefone, eu deveria sorrir também.
Por alguma razão inexplicável, quando você sorri enquanto fala ao telefone, a troca com o cliente torna-se mais agradável e produtiva. É como se aquele sorriso passasse pelos fios do telefone até a pessoa com quem você está falando.
Se interessou por mais conteúdos como este? Confira outros artigos aqui no blog. Sugestões são sempre bem-vindas. Caso deseje- entre em contato.